sábado, 28 de agosto de 2010

O Espítito Santo e sua ação diferencial

Quando pensamos em poder, pensamos mais em termos de força do que capacidade (At.1:8-O conceito de virtude que lemos no versículo é a disposição firme e constante para a prática do bem e, isso é ”capacidade para” e não “força para”).
Acostumados com a idéia de super heróis, somos levados a pensar que o derramamento do Espírito Santo esperado pelos discípulos de Jesus, trouxe a eles invencibilidade, concedendo-lhes força e potencialidade sobre humana.
Como escreveu Paulo: ”para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para seu reino e glória” (I Ts.2:12).Os crentes são chamados a salvação e não a serem super heróis( o segundo uma utopia da mídia religiosa mercantilista).
A verdadeira força e capacidade da igreja estão na habilidade de viver o Evangelho. Isso quer dizer que a presença do Espírito Santo na vida do salvo o leva ao cumprimento da vontade de Deus-“Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor” (Ef.5:17).
O poder concedido pelo Espírito Santo começa com a capacidade de vivermos como filhos de Deus, despojando-nos do egoísmo, da cobiça, tornando-nos servos e assumindo o mesmo modelo de vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Talvez possamos dizer que o derramamento esperado pelos crentes do I século, deu a eles a capacidade de serem pequenos e não grandes, a capacidade de servirem ao invés de serem servidos, a capacidade de buscarem a simplicidade da vida ao invés do esplendor e tudo isso contraria a natureza carnal do homem, então é preciso mesmo muito poder (capacidade) para se viver assim.
Que o Espírito Santo de Deus nos capacite a sermos diferentes num mundo religioso tão igual.

Pb. Francisco de Aquino, membro da Igreja “O Brasil para Cristo” Kemel – Poá e professor do Instituto Bíblico O Brasil para Cristo (I.B.B.C.) em Suzano e Poá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário