quarta-feira, 30 de março de 2011

APRENDENDO COM O APÓSTOLO PAULO




COMO SE TORNAR UM LÍDER ACIMA DA MÉDIA!

2 Tm 1 a 4

Robert Louis Stevenson da uma definição de sucesso muito interessante:

"Obeteve sucesso quem viveu bem, quem riu com freqüência e quem amou muito; quem obteve respeito de homens inteligentes e o amor das criancinhas; quem preencheu o seu lugar e realizou a sua tarefa, quer se trata de ma papoula aprimorada, de um perfeito poema ou de uma alma liberta; a quem nunca faltou apreciação pelas belezas terrenas, e nem, deixou expressa-las; quem buscou o melhor que há nos outros, quem deu o melhor que possuía; cuja vida foi uma inspiração" 1

Se eu pudesse me encontrar com o apóstolo Paulo, minha pergunta para ele seria esta: "O que é necessário para ser um líder acima da média e construir uma história tão linda como a sua?" Quem sabe sua resposta seria: leia quantas vezes for necessário a minha ultima carta escrita à Timóteo. Tudo o que você precisa saber para ser um líder acima da média está registrado ali.

Um resumo da ultima da conversão de Timóteo e da ultima viagem do apóstolo Paulo até ser preso e levado para Roma.

Timóteo, o substituto do apóstolo Paulo, uma ironia divina.

• Muito jovem na concepção dos bispos daquela época (1 Tm 4:12).

• Tímido, introvertido (1 Co 16:10,11).

• Propenso à enfermidades por causa de um problema no estômago (1 Tm 5:23).

• Emotivo, chorava com facilidade (2 Tm 1:4).

• Um pouco inseguro (2 Tm 1:7).

Se Timóteo fosse analisado a partir dos critérios para a seleção de lideres hoje, ele não passaria no teste.

1) O Novo testamento Interpretado - R.N. Champlin, Ph.D - Editora Candeia - São Paulo - SP, edição ano 1998 - pág. 411.

1. SEJA UM HOMEM DE CONVICÇÕES INABALAVEIS. Qual é o propósito do seu ministério?

"...porque sei em quem tenho crido..." (2 Tm 1:12)

"...e estou certo..."

2. GERE E TREINE FILHOS NA FÉ, PENSANDO DE FORMA ANTECIPADA. LÍDER GERA LÍDERES. "... ao amado filho Timóteo:.." (2 Tm 1:2ª; 2:1)."... a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum;..." (Tt 1:4). Formando lideres e não apenas seguidores.

3. PROTEJA SUA CONSCIÊNCIA. A consciência do líder revela a saúde do seu caráter. ...sirvo com consciência pura..." ( 2 Tm 2:3b)

4. MANTENHA SEU NÍVEL DE RESISTÊNCIA ALTO ATRAVÉS DA DISCIPLINA DA ORAÇÃO.

"...sem cessar me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia". (2 Tm 1:3)

5. VALORIZE AMIZADES QUE NUTREM A SUA ALMA. A lei do círculo íntimo.

"...estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria,.." (2 Tm 1:4b)

6. CONHEÇA E SE DEIXE CONHECER PELOS SEUS LIDERADOS.

"...pela recordação que trago da sua fé sem fingimento, a mesma que primeiramente habitou em sua avó Loide, e em sua mãe Eunice, e estou certo que também habita em ti". (2 Tm 1:5; 3:14) Se deixe conhecer (2 Tm 3:10; Jo 10: 14).

7. CONSERVE ACESA A CHAMA QUE DEUS ACENDEU NA SUA VIDA PARA O CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO.

"...te admoesto que reavives o dom de Deus, que há em ti..." (2 Tm 2:1c)

O que é necessário para conservar acesa está chama?

8. LIDERANÇA EXIGE SUPERAÇÃO DO MEDO.

"Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia..." (2 Tm 1:7a)

1- O medo ofusca a visão.

2- O medo é um limitador do seu crescimento.

3- O medo é um gerador de outros sentimentos negativos.

4- O medo de perder tira a vontade de ganhar.

5- O medo é uma das evidências que estamos focando na direção errada.

O líder não pode se esconder no momento da verdade.

9. O CARÁTER DE UM LÍDER CRISTÃO É MEDIDO NO ALTAR DO SACRIFÍCIO. Esteja pronto para sofrer a favor do Evangelho"...participa comigo dos sofrimentos a favor do evangelho,.." (2 Tm 1:8) "...participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo". (2 Tm 2:3) "Tu porém tem seguido de perto [...] as minhas perseguições e os meus sofrimentos..." (2 Tm 3:10). Quem abraça a chamada para o ministério, herda uma cruz. O preço da liderança cristã é o sacrifício.

10. GUARDA O CONTEÚDO DOUTRINÁRIO DO EVANGELHO.

"Guarda o bom depósito..." (2 Tm 1:14a)

11. LIDERANÇA CRISTÃ SEM AMOR, É COMO UM CARRO SEM GASOLINA.

"...Por esta razão, tudo suporto por AMOR aos eleitos,..." (2 Tm 2:10)

Tenha um coração voltado tanto para Deus como para o povo.

"...Segue [...] o amor..." (2 Tm 2:22).

"Tu, porém, tens seguido de perto [...] o meu amor..." (2 Tm 2:10)

Qual a diferença entre o pastor e o mercenário? (Jo 10)

12. SEJA UM HOMEM QUE SABE OUVIR PARA NUNCA DEIXAR DE APRENDER E A FIM CRESCER.

"Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste..." (2 Tm 1:13).

13. TENHA "PELE GROSSA, MENTE LARGA E CORAÇÃO MOLE".

"Estás cientes que todos da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Figelo e Hermógenes" (2 Tm 1:15).

"Longe de vós toda a amargura [...] Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou". (Ef 4:31,32)

14. FAÇA SUA GRATIDÃO MAIOR DO QUE O SEU SUCESSO.

"Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesifero, porque muitas vezes me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas". (2 Tm 1:16) "E tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso" (2 Tm 2:18b).

"E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos". (Cl 3.15)

"Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?" (Lc 17:11-19)

15. PAGUE O PREÇO DA GRANDEZA ESPIRITUAL (2 Tm 2).

1- Como soldado (Desconforto, risco e sofrimento).

2- Como atleta (Disciplina e honestidade) .

3- Como lavrador (Trabalho árduo, habilidade, paciência e perseverança.)

4- Como obreiro (Aprovação de Deus.) O líder autêntico é aquele que inspira pelos valores e não pelo carisma.

(1) Como vaso - (Santificação).

16. NO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA, NÃO PERCA O CORAÇÃO DE SERVO..

"...é necessário que o servo do Senhor..." (2 Tm 2:24)

"Porque, sendo livre para com todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário