domingo, 23 de maio de 2010

Quais os principais motivos que geraram o livro de Atos?

1-Motivo histórico: esse é o mais óbvio de todos. Atos é uma continuação da narrativa iniciada no evangelho de Lucas (Lc .1:1-4 e At.1:1-5),registra a continuação do ministério do Senhor Jesus, através da vida dos apóstolos.

2-Motivo doutrinário: como em seu evangelho, a principal ênfase doutrinária de Lucas é a pessoa e a obra do Espírito Santo. De fato as referências sobre o Espírito Santo são claras e freqüentes em Atos (1:2; 16:6,7)
-Em Atos vemos claramente o cumprimento da promessa de Jesus predita em At.1:8.
-O Espírito Santo era o poder motivador por trás do testemunho e da obra dos apóstolos em favor da causa de Cristo.
-O poder não era simplesmente um atrativo que dividia os crentes em duas classes, as dos de 1ª categoria ou “os espirituais”, e as dos de 2ª categoria ou os “carnais” o poder era manifesto em trabalho produtivo em favor do reino.

3-Motivo apologético: de certa maneira, Atos é basicamente uma defesa do cristianismo. É claro que os crentes devem defender a fé (1Pe.3:15;Jd. 3).

4-Motivo biográfico: dos muitos personagens importantes que figuram em Atos, os que mais se destacaram foram: ”Paulo e Pedro”, Atos também nos relatam a história de vida desses homens, além de relatar a origem da igreja no I século.

Pb. Francisco de Aquino, membro da Igreja “O Brasil para Cristo” Kemel – Poá e professor do Instituto Bíblico O Brasil para Cristo (I.B.B.C.) em Suzano e Poá.  http://solascriptura-scriptura.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Fiquei feliz de ver meu artigo postado no seu blog,obrigado e Deus o abençoe!
    Francisco de Aquino

    ResponderExcluir