sábado, 16 de outubro de 2010

Autoajuda ou Ajuda do Alto?


Leitura bíblica: Hebreus 13.5,6


INTRODUÇÃO

1. O termo “autoajuda” alude ao conjunto de informações e orientações que visam a possibilitar a alguém a superação de seus problemas emocionais e dificuldades de ordem prática, ou a conquista de objetivos específicos, por meio dos próprios recursos mentais e morais da pessoa.

2. A autoajuda — que é também o processo de aprimoramento pessoal por meio dos próprios recursos mentais e morais, orientado ou não por profissionais ou por livros especializados — tem o seu valor. Mas seria ela mais eficaz que a Ajuda do Alto, isto é, o socorro e a direção que vêm do Senhor, o nosso Ajudador?

I. COMO SER UM VENCEDOR?

1. Segundo os autores de autoajuda, o ser humano já nasce vencedor: “Dentre milhões de espermatozoides, somente um atingiu o óvulo da sua mãe. Você já nasceu vencedor!” Mas é preciso considerar o que está escrito em Salmos 139.16.

2. Segundo a Bíblia, todos os homens já nascem pecadores e, portanto, derrotados (Rm 3.23; 5.12; 11.32; Sl 51.5). Mas em Cristo (Ajuda do Alto) somos mais que vencedores (Rm 8.37). O que diferencia o salvo do pecador é o “tesouro”, e não o material do “vaso” (2 Co 4.7).


II. A AUTOAJUDA É ANTROPOCÊNTRICA, E A AJUDA DO ALTO, CRISTOCÊNTRICA

1. Os propagadores da autoajuda asseveram: “Você é vencedor! Quando acordar pela manhã, diga três vezes: ‘Eu sou vencedor’. Acredite em você”. Tudo gira em torno do ser humano. A mensagem, portanto, é antropocêntrica.

2. O Evangelho é cristocêntrico (Mc 16.17,18; 1 Co 1.22,23; 2.1-5; 2 Co 2.17). Ele prioriza a vitória de Cristo, e não a nossa.

a) Cristo venceu o pecado (Jo 1.29; Hb 4.15) — Ele nasceu e viveu sem pecado; morreu por nossos pecados; e ressuscitou para a nossa justificação.

b) Cristo venceu Satanás (Mt 4.1-11; 1 Jo 3.5,8; Jo 19.30; Cl 2.14,15).

c) Cristo venceu a morte (At 17.30,31; Hb 2.14).

III. A AUTOAJUDA, A AJUDA DO ALTO E OS NOSSOS SONHOS

1. Os propagadores da autoajuda usam muitos bordões ligados a sonhos: “Nunca deixe de sonhar”, “Ouse sonhar”, etc., sugerindo que tudo, na vida, gira em torno de nossos projetos e aspirações.

2. De acordo com a Bíblia, podemos sonhar (1 Tm 3.1), mas a vontade de Deus está acima dos nossos projetos (Pv 16.1; Rm 12.1,2).

a) O sonho (projeto) de Davi.

b) Os sonhos (projetos) de Paulo.

c) Os sonhos (sonhos, mesmo!) de José.

CONCLUSÃO

1. Os livros de autoajuda asseveram: “A vida sem sonhos é monótona, sem brilho. Ouse sonhar! Reaja! Você pode mudar as circunstâncias. Acredite em você”.

2. Segundo a Bíblia, devemos entregar a nosso caminho ao Senhor (Sl 37.5; 1 Pe 5.7). E Ele cuida de nós espiritual, ministerial, material, física, sentimental e profissionalmente. Sim, o Senhor é o nosso Ajudador (Hb 13.5,6), e tudo podemos nEle (Fp 4.11-13).

Em Cristo,

Pr. Ciro Sanches Zibordi

ciro.zibordi@uol.com.br

Fonte: Blog do Ciro http://cirozibordi.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Prezamados,

    A paz do Senhor!

    Parabéns pela iniciativa na distribuição desta informação de extrema importância para muitos que desejam ser solidificados em livros inspirados por Deus.

    Acabei a leitura deste livro, escrito por meu amigoe e companheiro de fé, pastor Ciro Zibordi, a quem considero um atalaia, e com certeza, desejo que o máximo de irmãos possam desfrutar desta experiência maravilhosa.

    Aprendi muito e creio que gera motivos de compreensão aos muitos famintos e sedentos de uma BOA COMIDA e uma BOA BEBIDA.

    O Senhor seja com cada um de vós!

    O menor de todos os menores.

    ResponderExcluir
  2. O Pr Ciro é um homem de Deus e já nos deu a honra de participar de duas EBO, em nossa Igreja
    A palavra de Deus sempre deve ter o primado em nossas vidas e Igrejas.
    Obrigado pelo comentário.
    Deus te abençõe.

    ResponderExcluir